sexta-feira, 18 de março de 2011

Canção para o Dia do Pai

“O meu maior amigo”


É o meu maior amigo
E eu dele não me vou esquecer
Hei-de amá-lo toda a vida
Outro igual eu não vou ter.

Querido pai és dedicado
Dás-me amor que não tem fim
Mesmo quando estás zangado
É por gostares muito de mim.

 (Letra adaptada à melodia da canção tradicional portuguesa "Zabelinha tecedeira")

quinta-feira, 17 de março de 2011

Poemas para o dia do pai

Aqui ficam mais uns poemas para o dia do pai:

O DIA DO PAI

Às vezes o meu Pai viaja
Diz adeus e vai embora.
Ou então vai para o trabalho
Eu sei que ele não demora.
..
Mas inventei um barquinho
Todo feito de saudade.
Navega devagarinho
E chega a qualquer cidade.
..
E, nesse dia de alegria,
Para o Pai, no meu barquinho,
Eu ponho um grande beijo
Um abraço e um carinho.
..
(Maria Mazzetti)

****
Poema do dia do pai

Sou pequenino,
Do tamanho de um botão
Trago o meu Pai no bolso
E a Mamã no coração.

Um dia o bolsinho rompeu-se,
E o papá caiu no chão,
Eu apanhei-o com jeitinho
E pu-lo no coração.

Dia do Pai

Já falta pouco para celebrarmos o Dia do Pai!

Deixo aqui algumas ideias para quem quizer aproveitar...


Para os mais pequeninos que sabem fazer coisas lindas, mas que ainda precisam muito de alguma ajudinha da nossa parte, o mais recorrente é utilizarmos as impressões das suas mãozinhas e dos seus pezinhos pequeninos. Impressos em t-shirt's, em telas, em cartões, em almofadas...enfim, onde a nossa criatividade e imaginação permitir... então que tal, acompanhar esses trabalhinhos com este poema tão engraçado?

Aqui fica o poema:


"AS MINHAS DEDADAS"

Papá,

Por vezes ficas zangado

Por eu ser tão desastrado

E deixar sempre dedadas

Espalhadas por todo lado.


Mas o tempo vai passando

E eu cresço sem parar

E as marcas dos meus dedos

Vão ser difíceis de lembrar.


Por isso aqui ficam algumas

Apenas para conheceres

A marca dos meus dedinhos

Para nunca te esqueceres!

(autor desconhecido)

Tudo o que sei aprendi no Jardim de Infância

Aqui fica este pequeno texto para provar mais uma vez e ajudar a reflectir, aqueles que ainda pensam que o Jardim de infância não passa de um sítio para "despejar as criancinhas" e onde estão "pessoas somente para tomar conta delas"!
 
“Tudo o que devo saber mesmo para viver, que fazer e como ser, aprendi-o num Jardim Infantil. A sabedoria não estava no cume da mais alta montanha, no último ano de um curso superior, mas no recreio da minha escola.
Cá estão as coisas que aprendi:Partilhar tudo com os companheiros.
Respeitar as regras do Jogo.
Não bater em ninguém.
Guardar as coisas no sítio onde estavam.
Manter sempre tudo limpo.
Não mexer nas coisas dos outros.
Pedir desculpa quando se magoa alguém.
Lavar as mãos antes de comer.
Puxar o autoclismo.
Biscoitos quentes e leite frio fazem bem à saúde.
Viver uma vida equilibrada: estudar, pensar, desenhar, pintar, cantar, dançar, brincar, trabalhar, fazer de tudo um pouco todos os dias.
Dormir a sesta todas as tardes. E ao sair à rua ter cuidado com o trânsito, dar a mão ao companheiro e prestar atenção à professora...”

Robert Fulghum

Como Preparar a Criança para o Jardim de Infância

Como preparar a criança para o Jardim de Infância?...aqui está uma temática muito interessante...
Encontrei este pequeno texto já lá vai um tempito e nao sei quem escreveu, contudo, com o devido respeito ao autor/autora aqui vos deixo estas palavras:

"Não é fácil, para qualquer criança, sair da sua casa, do ambiente que tem tido à sua volta e entrar para um jardim de infância onde não estão as pessoas de quem gosta e onde tudo é diferente. É, portanto, necessário prepará-la com cuidado.

Três preocupações devem estar presentes, nesta preparação:
* apresentar o Jardim de Infância como uma “coisa boa”,
* procurar que a criança vá estabelecendo contacto com ele antes da sua entrada “a sério”,
* compreender a dificuldade que sente e dar-lhe apoio para a resolver.

Assim:
* Comece desde cedo a falar com a criança sobre um sítio onde poderá brincar, aprender a fazer coisas bonitas, aprender cantigas, histórias e muitas outras coisas que a vão ajudar a crescer.

* Mostre meninos do bairro a ir para a sua “escolinha” e, se tem vizinhos com filhos que frequentam uma, fale com eles sobre ela, na presença do seu filho.

* Leve o seu filho, (ou peça à pessoa que costuma ficar com ele para o levar) as vezes que puder, ao Jardim de Infância que tiver escolhido, depois de ter falado com a Educadora e ela o ter autorizado.

* Deixe-o ir para o colo da Educadora, pegar nos brinquedos, estar com as outras crianças, assistir, se for possível, a algumas actividades.

* Se a Educadora consentir e, se achar que ele está interessado e divertido, diga que vai a algum sítio mas que vai voltar depressa e, se ele concordar, deixe-o sem a sua presença por algum tempo (não desapareça sem o avisar e não saia se ele não quiser).

* Responda a todas as perguntas que a criança faça sobre o Jardim de Infância e, se não souber responder, volte lá com ele para perguntar à Educadora e, eventualmente, aos outros meninos.

* Nunca apresente a ida para o Jardim de Infância como um castigo “por se portar mal”.

* Se ele disser que não quer ir, diga-lhe simplesmente que sabe que é difícil, mas que, quando for um pouco mais crescido com certeza que há-de querer e vai gostar."


Estes são alguns conselhos que de certo nos ajudaram muito um dia mais tarde, quando formos deixar os nossos filhotes ao Jardim!

Crianças...uma grande paixão...

Olá...sê bemvindo(a)ao meu cantinho, dedicado a uma das minhas grandes paixoes ----> *As Crianças*

Adoro esses serzinhos lindos e a sua maneira de ser, sempre tão espontânea e verdadeira...sempre tao especial!!!
Muitas pessoas dizem que as crianças são muito complicadas! Que não vale a pena falar a sério com elas...que não percebem nada da vida...que não sabem o que dizem, que só fazem birras...mas sabem uma coisa...elas só fazem isso para chamar a vossa atenção!É uma maneira de dizer "Ei!Estou aqui!Também sou gente!!!"...e se forem a ver bem...nós..."gente grande" fazemos o mesmo todos os dias...e às vezes somos bem piores que elas!!!lool
Por acaso já pararam alguma vez e olharam bem dentro dos olhinhos de uma criança quando falam com ela...ou quando a estão a ouvir?!
Se não o fizeram...experimentem faze-lo!Vao ver que é uma sensaçao muito boa...e vão ver se não tenho razão...e se tudo não se torna bem mais fácil de se compreender!! Grande parte da minha vida é dedicada a elas, e sem elas, tenho a certeza que a minha vida não tinha qualquer sentido nem qualquer graça!
O mais importante para mim, é sentir que no tempo que estou com elas, as faço sentir felizes, respeitadas e compreendidas!E que quando me vou embora deixo um sorriso no coraçãozito delas!
São muito importantes e muito especiais para mim, e por isso mesmo as respeito muito!
Adoro passar horas a falar com elas...a ter conversas de "gente grande"!!!LoooL E olhem que elas às vezes têm muita razão!!!
Adoro quando nos dão conselhos!loool Sao tão queridas!
E quando nos veem tristes?!É impossível ficar triste ao pé de uma criança!!!Sério...pelo menos para mim!!!As voltas que elas dão para nos fazerem sorrir e sentir bem!!! São verdadeiramente mágicas!
Adoro quando saltam para o meu colo a pedir miminhus, quando me enchem de beijinhos e festinhas, quando tentam dar-me a volta para "fazer um penteado muita fixe!" (como elas dizem!)loool
Adoro quando me dizem que gostavam de ter uma mana ou uma mãe como eu..."que sabe brincar, e que sabe fazer desenhos, e que canta muitas músicas e conta muitas histórias" (como elas dizem!), ou quando correm para mim quando vou na rua, ou no supermercado, ou no café...a pedir beijinho, ou a puxar pela minha mão para ver o brinquedo novo...ou a dar uma voltinha para mostrar a roupinha nova!Ou a dizerem ao ouvido, as novidades do namorico novo!Todas envergonhaditas!!loooool...sao tão lindas!!!
Nao tenham dúvidas que o melhor do mundo são as crianças!!!

RESPEITEM-NAS e façam-nas SEMPRE felizes!

Adoro-vos muuuiiitttooo pikininos!!!

Beijokitas gandis, com sabor a chupa-chupa de morango, para vocês todos!!!!

Da Kika para uns...da Cata para outros....da Katty para mais alguns..enfim...da amiga que vos tem a todos no tum tum!!!***